Geografia
O Egito é um país localizado no canto nordeste da África e sua capital é o Cairo. Faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão no sul e a faixa de Gaza e Israel no leste. O Egito tem litoral no Mar Mediterrâneo, no Rio Nilo e no Mar Vermelho. Sua topografia consiste principalmente de planalto desértico, mas a parte oriental é cortada pelo vale do rio Nilo.
A área total do Egito é de 386.662 milhas quadradas ou cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, o que o torna o 30º maior país do mundo. O ponto mais alto do Egito é o Monte Catherine, com cerca de 2.629m de altura, localizado na Península do Sinai e o ponto mais baixo é a Depressão de Qattara, cerca de 133m abaixo do nível do mar. O Egito está mergulhado em duas seções: O Alto Egito, no sul, e o Baixo Egito, no norte. Estas seções foram nomeadas de acordo com a forma como o rio Nilo flui do sul para o norte até chegar ao Mar Mediterrâneo.
Como o rio mais longo do mundo, o Nilo corta através de incríveis 6680 km da África enquanto serpenteia em direção ao norte, em direção ao Mar Mediterrâneo. O rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento do antigo Egito. Além do Egito, ele atravessa ou ao longo da fronteira de outros países africanos como Burundi, Tanzânia, Ruanda, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Sudão, Etiópia e Sul do Sudão. Ela tem duas fontes principais: O Lago Victoria, em Uganda, do qual flui o Nilo Branco; e o Lago Tana, nas terras altas da Etiópia, do qual emerge o Nilo Azul. Durante milhares de anos, o rio proporcionou uma fonte de irrigação para transformar a área seca ao redor em exuberantes terras agrícolas. Os antigos egípcios desenvolveram métodos de irrigação para aumentar a quantidade de terra que poderiam usar para cultivos e sustentar uma população próspera. Feijão, algodão, trigo e linho eram culturas importantes e abundantes, que podiam ser facilmente armazenadas e comercializadas.
O delta do rio Nilo também era um local ideal para o cultivo da planta papiro. Os antigos egípcios usavam a planta do papiro de muitas maneiras, tais como fazer tecidos, caixas e cordas, mas de longe seu uso mais importante era na fabricação de papel. Além de utilizar os recursos naturais do rio para si mesmos e comercializá-los com outros.
O Egito é o país mais populoso de todo o Oriente Médio, com cerca de 100 milhões de pessoas (em fevereiro de 2020) 95% dos egípcios vivem ao longo das margens do rio Nilo. Cerca de 90% dos egípcios são muçulmanos e cerca de 10% dos egípcios são coptas, um dos mais antigos ramos da religião cristã. O árabe é a língua oficial. Os profissionais que trabalham no setor de turismo estão acostumados aos visitantes que não falam árabe, e falam inglês e outros idiomas como espanhol, alemão, francês e italiano o suficiente para satisfazer as necessidades da maioria dos viajantes.
Melhor Hora para Visitar
O Egito é um destino durante todo o ano, mas durante o verão (junho a agosto) o clima pode ser muito quente, especialmente na parte sul do país, como Luxor e Assuão. A melhor época para visitar o Egito é durante os meses de setembro a abril. Natal, Ano Novo e Páscoa também são considerados períodos de pico, portanto, certifique-se de reservar ou planejar melhor sua visita com antecedência.
Código de Vestimenta
Em geral, o modesto curativo é altamente recomendado quando se visita o Egito. Dentro das mesquitas as mulheres serão convidadas a cobrir seus cabelos e talvez seus braços e pernas. O melhor é evitar calções e mini-saias.
No inverno: você precisará de um casaco, uma camisola ou roupas quentes. Você também poderá trazer uma capa de chuva ou um guarda-chuva se for visitar a costa mediterrânea.
No verão: traga roupas mais leves ou de verão, óculos de sol, um chapéu de aba larga ou um lenço grande para proteger sua cabeça do calor do sol do pó.
Independentemente da estação do ano, você deve usar um calçado robusto e confortável durante seu passeio e deve evitar usar chinelos de dedo e saltos altos.
Saúde e Segurança
Os viajantes devem certificar-se de que seu plano de seguro de saúde os cobre quando viajarem fora de seu país de origem ou residência. Os viajantes devem levar medicamentos prescritos na embalagem original junto com a receita de seu médico. No Egito, as instalações de emergência e de cuidados intensivos são limitadas. A maioria dos barcos de cruzeiro do Nilo não tem médico de bordo, mas alguns empregam um médico.
Os turistas devem estar alertas para serem sobrecarregados por vários serviços e por serem vítimas de golpes comuns aos destinos turísticos. Os turistas devem esperar encontrar vendedores agressivos nas lojas do Egito em áreas urbanas, assim como em muitos templos e sítios arqueológicos. Alguns oferecerão presentes "gratuitos" aos turistas que, uma vez aceitos, levam a demandas por dinheiro. A maioria dos locais tem uma polícia de turismo especialmente designada que pode ajudar em situações desconfortáveis.
A água da torneira em alguns locais não é potável. É melhor beber água engarrafada ou água que tenha sido fervida e filtrada. Trazer protetor solar e repelente de mosquitos também são essenciais.
A linha direta do serviço de ambulância egípcio é 123.
Moeda
A moeda oficial do Egito é a libra egípcia, ou "Geneh" em árabe, e geralmente abreviada como LE. Os cartões de crédito são amplamente utilizados no Egito em alguns hotéis, lojas, restaurantes e cafés. A maioria das lojas em mercados como Khan El Khalili e o mercado turístico de Luxor aceitam cartões de crédito. Os tipos mais comuns de cartões de crédito usados no Egito são Visa, Master Card e American Express.
Há um grande número de bancos e casas de câmbio que podem trocar dinheiro em espécie, bem como cheques. Além disso, muitas lojas turísticas, restaurantes e bares aceitam dólares ou euros a taxas relativamente próximas às oficiais. Certifique-se de conhecer a taxa de câmbio atual de dólares ou euros para libras egípcias.
Gorjeta
Há uma cultura de gorjeta no Egito onde guias locais, motoristas esperam ser dados ou receber uma gratificação com graça. Se você decidir dar gorjeta, sinta-se livre para dar o que você acha que sua experiência valeu ou considere se lhe foi prestado um grande serviço.
Para guias e motoristas: 10-15 USD por pessoa por dia e para restaurantes: a gorjeta está incluída na conta; acrescente 5-10 por cento.
Fotografia
A fotografia é permitida na maioria dos locais históricos e museus do Egito, mas alguns deles têm custos extras por receberem uma câmera. No Museu Egípcio de Antiguidades e no Vale dos Reis em Luxor, a fotografia é proibida e os visitantes são convidados a deixar suas câmeras na recepção antes de entrar.
É ilegal fotografar delegacias de polícia, quartéis militares e alguns outros edifícios públicos sensíveis.
Acesso à Internet
O Wi-Fi está disponível em muitos hotéis de média e alta categoria em todo o país. Embora às vezes a conexão à Internet possa ser frustrantemente lenta.
A Wi-Fi não está em todo lugar no Egito, mas há uma quantidade substancial de lugares públicos onde você pode encontrá-la.
Há 3 grandes operadoras que fornecem linhas móveis no Egito: Mobinil, Vodafone Egito, Etisalat Egito.
Não é tão fácil como poderia ser obter um cartão SIM no Egito. Você tem que visitar uma filial de uma operadora móvel, mostrar um passaporte e endereço e então eles lhe venderão um número de telefone.
Álcool
Muitos egípcios não bebem álcool de acordo com as tradições islâmicas, mas a cerveja fabricada localmente é servida em restaurantes de alta categoria e voltados para o turismo.
Nas estâncias da região do Mar Vermelho em Hurghada, El Gouna e Sahl Hasheesh, a maioria dos restaurantes orientados a turismo serve bebidas alcoólicas.
Durante o mês santo do Ramadã, é proibido servir e vender bebidas alcoólicas e alguns restaurantes e bares podem ser fechados durante o mês. É proibido beber na rua ou estar bêbado nas ruas.
Clima
No Egito existem três tipos de climas, dependendo dos locais: o clima mediterrâneo na costa norte (9-35°C), o clima desértico nas áreas interiores (6-41°C) e por último o clima da costa do Mar Vermelho que é igualmente desértico, mas um pouco mais ameno (13-38°C).
Eletricidade
No Egito, a voltagem padrão é de 220V e a freqüência é de 50 Hz. Há dois tipos de plugue associados C e F. O plugue tipo C é o plugue que tem dois pinos redondos, também conhecido como plugue "Euro". O plugue tipo F é o plugue que tem dois pinos redondos com dois grampos de terra na lateral.
Horas de Check-in / Check-out dos hotéis e tipos de quartos
O horário geral de check-in no Egito é das 14:00 às 15:00 e o horário de check-out é das 12:00. A solicitação de check in antecipado e/ou check out tardio depende da disponibilidade do hotel e não é garantida. Cobranças adicionais serão feitas de acordo com as regras e políticas do hotel. Quartos duplos, com duas camas e quartos individuais estão disponíveis para a maioria dos hotéis. Para compartilhamento triplo, é um quarto duplo ou duplo com 1 cama de casal ou um sofá-cama extra.
Vôos domésticos
O aeroporto principal é o Aeroporto Internacional do Cairo (código IATA: CAI e código ICAO: HECA) está localizado 22 quilômetros a nordeste da cidade do Cairo e um dos aeroportos mais importantes e mais movimentados da África e do próprio Egito.
Aproximadamente 65 companhias aéreas transitam pelo Aeroporto do Cairo, e a EgyptAir (companhia aérea estatal do Egito) é a principal companhia de conexão. Devido a sua união com a Star Alliance em julho de 2008, o aeroporto é considerado um importante centro de distribuição entre a África, o Oriente Médio e a Europa. Existem 26 aeroportos localizados nas principais cidades do Egito e há cerca de 13 aeroportos internacionais como o Luxor, Hurghada, Sharm el-Sheikh e El Nouzha (Alexandria), para citar alguns.
Trens Dormitórios
Há vários trens de luxo com ar-condicionado dia e noite com vagões dormitórios e restaurantes operando de Alexandria ao Cairo até Luxor e Assuão. Estes trens noturnos podem ser reservados através de seu agente de viagens local ou através do site https://www.wataniasleepingtrains.com/
Cruzeiro do Nilo
Reserve um cruzeiro pelo Nilo e você poderá desvendar mais uma camada do mistério que é o Antigo Egito.
Navegar pelo Nilo ao longo do exuberante Vale do Nilo cercado de dunas e monumentos egípcios antigos como o Templo de Karnak, o Templo de Luxor, Kom Ombo e Abu Simbel é turismo no seu melhor. Acorde à luz suave do sol da manhã, absorva o calor e refresque-se na piscina no convés de um cruzeiro; veja os pescadores lançarem suas redes, os agricultores levarem para seus campos, um vôo de pássaros e os búfalos d'água olhando de volta para você.
Para uma experiência de cruzeiro mais suave mas ainda muito inspiradora no Egito, experimente os curtos cruzeiros de felucca no Nilo, em Aswan, Luxor ou Cairo, ou leve-o para o próximo nível e desfrute de uma noite inesquecível a bordo de um dos luxuosos cruzeiros de jantar disponíveis na capital egípcia.
As categorias dos cruzeiros no Egito são: 5* Luxury, 5* Luxury Superior e 5* Grand Luxury. Os horários dos cruzeiros podem durar de 5 a 15 dias, dependendo da rota do seu cruzeiro.
Viagem Responsável
-Os passeios turísticos são operados e conduzidos por um guia local e/ou motoristas locais.
-Incentivamos os clientes a comprar artefatos artesanais dos produtores locais como papiro, tapetes e lembranças de ouro e prata.
-Guias locais e operadores turísticos não estão autorizados a fumar durante o trabalho.
-Patrocinamos o ecoturismo e fazemos nosso melhor para lidar com hotéis e resorts ecológicos em Dahab, Marsa Alam, Sinai e Bahariya Oasis. Ficar no eco-lodge que são de propriedade, construídos e administrados pela população local é uma boa opção para conhecer pessoas aventureiras e afins.
-Desfrute de pelo menos uma excursão de vida selvagem, seja observando aves no Nilo ou mergulhando no Mar Vermelho. O valor que você dá ao ambiente que está visitando estimula um interesse local por proteção, conservação e educação.
-Utilize o transporte local, como ônibus e trens, para seu passeio turístico. Um balão de ar quente sobre Luxor, uma viagem de barco felucca pelo Nilo ou um passeio de camelo no deserto é uma maneira maravilhosa de ter uma experiência única e de baixo impacto. Tenha em mente que uma viagem mais lenta terá um impacto menor, e é muito mais relaxante.
Geografia
Israel está situado no extremo oriental do Mar Mediterrâneo. O país está dividido em quatro regiões: a planície costeira, as colinas centrais, o Vale do Grande Rift e o Deserto de Negev. Faz fronteira a norte com o Líbano, a nordeste com a Síria, a leste e a sudeste com a Jordânia, a sudoeste com o Egipto e a oeste com o Mar Mediterrâneo. Israel tem uma área de cerca de 8.550 milhas quadradas ou 22.145 quilómetros quadrados. O ponto mais alto é o Monte Hermon com cerca de 2.814 metros ou 9.232 pés de altura, e pode ser encontrado nas Colinas de Golan e o ponto mais baixo de Israel é o Mar Morto cerca de 399 abaixo do nível do mar.
Melhor altura para visitar
Israel pode ser visitado durante todo o ano. A estação da Primavera (Abril-Maio) e Outono (Setembro-Outubro) são a melhor altura para visitar Israel, onde a temperatura ronda os 15°-20°C e o clima é ameno e agradável em todo o país. Embora os meses da Primavera e Outono sejam a época recomendada para viajar, há também factores a ter em conta. Setembro e Outubro são os meses mais movimentados do calendário judeu, com Rosh Hashanah (Ano Novo judaico) e Yom Kippur (Dia da Expiação). Muitos turistas viajam para Israel durante o mês de Abril devido à Páscoa (Pessach) e à Páscoa. As datas destes feriados podem variar de ano para ano e é melhor evitar que estes viajem nestas datas. Os preços são muito caros durante estas datas.
No Verão, Junho-Agosto, a temperatura média é superior a 30°-40°C, especialmente na zona sul e no deserto de Negev. Os meses de Inverno de Novembro a Março são os mais frios, com quedas de neve ocasionais na parte norte, em Golan Heights e em Jerusalém. Também durante este período, espera-se uma forte precipitação nas zonas costeiras.
Código de Vestimenta
Em geral, o vestuário casual é adequado quando se viaja para Israel. Calças de ganga, T-shirts, sapatos de caminhada confortáveis e robustos são ideais na maioria dos locais. No Inverno: É melhor embalar camisola ou casaco quente, casaco, camisas de manga comprida, cachecóis e luvas. Traga também consigo um guarda-chuva ou casaco de chuva, botas de inverno ou botas de chuva, pois podem ocorrer chuvas fortes.
No Verão: Camisas leves, calças de ganga, maxi vestidos ou saia são adequados quando se viaja durante o Verão em Israel. Traga também loção/creme de protecção solar, chapéu/capéu, lenço leve e óculos de sol. Se estiver a visitar o Mar Morto e Eilat, deve levar consigo um fato de banho. Quando visitar locais religiosos como mesquita, sinagoga, igreja ou mesmo o Muro das Lamentações, lembre-se sempre de tapar o peito, ombros, cotovelos e joelhos. Evite usar camisas sem mangas, calças de ganga rasgadas, saias curtas e calções. Se visitar sites religiosos judeus, os homens devem cobrir a cabeça com um kippah. É normalmente marcado com um sinal quando os homens devem tapar a cabeça, mais notavelmente no Muro Ocidental.
Saúde e Segurança
Tomar em consideração a possibilidade de fazer um seguro de viagem que inclua uma cobertura médica quando viajar para o estrangeiro. Pode verificar os últimos requisitos com a sua clínica de viagens ou médico antes de viajar para o estrangeiro ou partir para o seu país de residência. Israel tem um dos sistemas de saúde tecnologicamente mais avançados e da mais alta qualidade do mundo. Os hospitais em Israel estão equipados com instalações modernas e tecnologia médica de alta qualidade. O pessoal médico é muito bem treinado. Os médicos falam na sua maioria em inglês. Algumas áreas em Israel podem ser muito quentes e secas, especialmente durante o Verão, por favor lembrem-se de se manterem sempre hidratados. Aqui estão algumas listas de contactos em caso de emergência,
Medicina/Ambulância - 101, Polícia - 100 e Incêndio e salvamento - 102.
Moeda
A moeda em Israel é o Novo Shekel israelita ou NIS. As notas bancárias israelitas vêm em quatro denominações: 20, 50, 100 e 200 NEI e as moedas vêm em cinco denominações: 10, 5 e 1 SNI; 50 agurot e 10 agurot. Estas notas têm braille para que os cegos as possam identificar facilmente. Todos os principais cartões de crédito tais como Visa, MasterCard e American Express são amplamente aceites e podem ser utilizados para levantar fundos em caixas automáticos com o seu código PIN.
Tipping
A gorjeta não é esperada, mas é cada vez mais comum em Israel.
Para guias e motoristas locais: Em média, 10-20 NIS ou 3-5 USD por pessoa por dia é o mínimo, no entanto, se achar que lhe foi fornecida uma boa qualidade de serviço, uma gorjeta mais generosa é muito provavelmente apreciada.
Para Restaurantes: Os empregados de mesa esperam uma gorjeta, 10-15% da sua conta, dependendo da qualidade do serviço e da quantidade encomendada.
Para motoristas de táxi: Geralmente não esperam receber gorjeta, mas pode arredondar a sua tarifa.
Para Hotéis: 10-20 NIS ou $3-5 USD para uma boa limpeza da casa.
Fotografia
A fotografia é permitida na maioria dos sítios e museus históricos em Israel. É aconselhável ser sensível ao tirar fotografias de áreas judaicas muçulmanas e ortodoxas. Não tirar fotografias de polícias ou militares e/ou estações e instalações.
Comunicações e acesso à Internet
O código de marcação internacional para Israel é +972. Israel é um país tecnologicamente avançado. Wi-Fi está disponível na maioria das cafetarias, restaurantes, centros comerciais, aeroportos e hotéis e é geralmente gratuito, embora por vezes seja necessário pedir a palavra-chave. Tel Aviv oferece uma rede Wi-Fi gratuita em toda a cidade que fornece mais de 80 "pontos quentes" de Internet gratuitos em toda a cidade. A rede Wi-Fi também está disponível em muitos autocarros e comboios interurbanos, embora seja bastante lenta.
Álcool e Tabagismo
O álcool é proibido seguindo as tradições do Islão e não está certamente disponível nas comunidades árabes e na Cisjordânia. As bebidas alcoólicas só estão disponíveis em alguns hotéis para turistas. Na compra de bebidas alcoólicas, é exigida uma prova de idade e solicitada em bares, discotecas e restaurantes. Fumar em todos os locais públicos tais como restaurantes, comboios, autocarros e táxis é contra a lei.
Electricidade
Em Israel, a tensão padrão é de 230V e a frequência é de 50 Hz. Existem três tipos de ficha associados C, H e M. A ficha tipo C é a ficha que tem dois pinos redondos, também conhecida como ficha "Euro". A ficha tipo H tem três pinos de forma triangular e a ficha tipo M tem três pinos redondos.
Hora de Check-in / Check-out em Hotéis e Tipos de Quartos
O horário geral de check-in em Israel é das 14:00-15:00 e o horário de check-out é das 12:00. O pedido de check-in antecipado e/ou check-out tardio, depende da disponibilidade do hotel e não é garantido. Os custos adicionais serão feitos de acordo com as regras e políticas do hotel. A maioria dos hotéis dispõe de quartos duplos, com cama de casal e quartos individuais. Para a partilha tripla, é um quarto duplo ou duplo com 1 cama de casal ou um sofá-cama extra.
Voos domésticos
O Aeroporto Ben Gurion (código IATA: TLV e código ICAO: LLBG) é o principal aeroporto internacional de Israel. Está localizado 20 km a sul de Tel Aviv e a cerca de 45 km de Jerusalém. O aeroporto de Tel Aviv é considerado um dos melhores aeroportos do Médio Oriente, devido ao seu elevado nível de segurança e serviço de passageiros surpreendente. Localizado na parte sul do país e a cerca de 18 km de Eilat, o aeroporto de Ramon é o segundo maior aeroporto de Israel. Trata das operações domésticas de Tel Aviv e Haifa.
Feriados em Israel
Dia de Memória do Holocausto
Yom HaShoah é frequentemente conhecido como o Dia da Memória do Holocausto e uma ocasião para comemorar a vida e o heroísmo dos seis milhões de judeus que morreram no Holocausto entre 1933 e 1945. Normalmente cai em finais de Abril ou princípios de Maio. A lei proíbe que lugares de entretenimento público sejam abertos na noite anterior até ao dia do Yom HaShoah.
Dia da Independência de Israel
O dia da independência israelita, também chamado Yom Haatzmaut, comemora a declaração de independência em Israel em 1948. É considerado um feriado nacional oficial do Estado e o único dia oficial de não trabalho em Israel. É normalmente celebrado em finais de Abril ou princípios de Maio no calendário hebraico.
Rosh Hashanah
Rosh Hashanah ou o Ano Novo judaico é observado no primeiro e segundo dias do sétimo mês do ano religioso judaico, Tishri. No calendário ocidental cai normalmente durante o mês de Setembro ou início de Outubro e este feriado dura cerca de 2 dias (48 horas). As celebrações continuam durante dez dias de arrependimento, culminando no Yom Kippur ou no Dia da Expiação. No Antigo Testamento, no livro de Levítico e Números, é conhecido como Festa das Trombetas.
Yom Kippur
O Dia da Expiação ou Yom Kippur é o dia mais santo do ano para os judeus. Os seus temas centrais são a expiação e o arrependimento. Os judeus tradicionalmente observam este dia santo com um período de 25 horas de jejum e oração intensiva, passando muitas vezes a maior parte do dia em serviços de sinagoga. Como turista, é aconselhável não viajar neste dia, pois todos os centros comerciais, restaurantes, sítios culturais, museus e fronteiras terrestres estão fechados. Não são permitidos transportes e passeios públicos e privados e as estradas ficarão vazias.
Alguns turistas atravessam a fronteira cedo e levam o seu tempo a viajar para Petra ou Wadi Rum durante o Yom Kippur.
Viagens Responsáveis
-Os passeios turísticos são operados e conduzidos por um guia local e/ou motoristas locais.
-Sejam sensíveis na discussão de política e religião. É melhor fazer pesquisas ou algumas leituras antes de viajar em Israel e noutros territórios palestinianos.
-Seguir sempre o aviso de segurança das autoridades. É sempre melhor levar consigo o seu passaporte como identificação.
-Sejam atentos e respeitosos ao falar sobre o Holocausto e nunca façam piadas sobre ele.
-Israel é um país quente, especialmente durante o Verão, é importante manter-se sempre hidratado. Não é necessário comprar água engarrafada, uma vez que a água da torneira é segura em Israel. Não faça caminhadas no auge do calor do Verão.
-Quando caminhadas em caminhos fora dos caminhos batidos, como os Montes Golan, é aconselhável contratar um guia especializado, melhor ainda um guia local licenciado pelo Ministério do Turismo de Israel.
-Os produtos locais, especialmente os produtos do Mar Morto, são lembranças ou presentes muito populares. O apoio a tais produtos é também uma forma de ajudar os habitantes locais israelitas e palestinianos.
-Quando viajar para o Mar Vermelho e fazer actividades aquáticas como o mergulho, reserve com a empresa de mergulho que tenha credenciais de turismo responsável.
Informações gerais
A Jordânia é um país pequeno, mas oferece uma ampla gama de paisagens e experiências de viagem. O povo jordaniano é, em geral, acolhedor e hospitaleiro. O território da Jordânia atual foi originalmente habitado por numerosas civilizações como os nabataeans, romanos, gregos, assírios, cruzados, mamelucos e turcos otomanos. Suas marcas podem ser vistas em antigas ruínas e arquitetura. Em maio de 1946, a Transjordânia tornou-se independente do Mandato Britânico. 4 anos mais tarde foi renomeado Reino Hachemita da Jordânia. Em 1953 Hussein Ibn Talal tornou-se rei até sua morte em 1999. Seu filho, o rei Abdullah II, governa desde então a monarquia parlamentar. O país tem uma população estimada em 10 milhões de habitantes; a capital é Amman. A língua oficial é o árabe, o inglês é amplamente falado. O fuso horário é GMT+2 e no verão GMT+3.
Geografia
A Jordânia faz fronteira com Israel, Cisjordânia, Síria, Iraque e Arábia Saudita. O Mar Morto é com 420 metros abaixo do nível do mar o ponto mais baixo da terra; o ponto mais alto da Jordânia é Jabal Umm Al Dami em Wadi Rum com 1.854 metros. Um estreito acesso ao Mar Vermelho no sul existe através de Aqaba. As três áreas principais são o Vale da Jordânia, o Planalto das Alturas das Montanhas e o deserto oriental. Aqui você encontra uma grande variedade de ambientes, desertos, montanhas, vales férteis e uma pequena linha costeira.
Melhor tempo para Visitar
A época mais agradável para viajar é na primavera (meados de março a maio) e no outono (setembro a novembro). O verão é seco, com um clima mediterrâneo. Mas pode ser muito quente no Mar Morto, em Wadi Rum e Aqaba. Por sua vez, o Mar Morto e Aqaba oferecem estadias agradáveis no inverno. No resto do país o clima é fresco com chuvas ocasionais, em áreas de grandes altitudes como Dana e Petra pode ocorrer nevasca. A Jordânia celebra o Ramadan. É preciso considerar que neste período fora das áreas turísticas nem todos os restaurantes e lojas estão abertos durante o dia.
Código de Vestimenta
A Jordânia é um país muçulmano e o código de vestuário é conservador. Para homens e mulheres é recomendado cobrir desde os joelhos até os ombros, evitar roupas justas e decote. Os não-muçulmanos podem visitar a Mesquita do Rei Abdullah em Amã, as mulheres precisam cobrir os cabelos quando o fazem. A roupa de praia só é aceita em piscinas e praias de hotéis. Roupas leves são recomendadas para o período de maio a setembro. Ainda com uma camisola ou jaqueta, as noites são bastante frescas. As roupas quentes são especialmente recomendadas para meados de dezembro até fevereiro. Por favor, verifique o tempo uma ou duas semanas antes de suas férias para fazer as malas adequadamente.
Saúde e Segurança
A Jordânia tem em geral um bom sistema de saúde, com os melhores hospitais localizados em Amman. A maioria dos profissionais médicos foi treinada no exterior e fala inglês. A água da torneira não é segura para beber e é fortemente clorada. Fique com a água engarrafada e evite cubos de gelo em bebidas. Certifique-se de que a carne e o peixe estejam bem cozidos, evite vegetais crus e descasque frutas. Para informações sobre segurança, consulte o conselho de seu governo.
Moeda e dinheiro
A moeda é o dinar jordaniano, a abreviação é JOD ou JD. As notas estão disponíveis em denominações de 50, 20, 10, 5 e 1 JD. As moedas estão em uso para ½ e ¼ JD , 10, 5 e 1 piasters. Os principais cartões de crédito são amplamente aceitos em hotéis, restaurantes e lojas maiores. Certifique-se de levar algum dinheiro com você, pois as lojas menores podem não aceitar cartões de crédito. Os caixas eletrônicos podem ser encontrados na maioria das grandes cidades. Em áreas rurais e remotas, como Wadi Rum, ter dinheiro à mão. As moedas estrangeiras podem ser trocadas facilmente em lojas de câmbio ou bancos.
Gorjeta
A Jordânia tem uma cultura de gorjeta. Hotéis e restaurantes acrescentam uma sobretaxa que está incluída nas contas, que normalmente é de 10%. Arredondar as contas para cima e deixar troco de reposição é uma boa idéia quando se janta em restaurantes menores e quando se usa táxis. Motoristas e guias estão esperando gorjetas, o valor é por conta do viajante.
Fotografia
Não tire fotografias de indivíduos sem sua permissão. Não é permitido trazer drones e telescópios para a Jordânia. É proibido tirar fotos de instalações militares e fronteiras.
Acesso à Internet
A Internet geralmente pode ser acessada a partir de hotéis. Esperar acesso reduzido em vilarejos e áreas remotas. Por exemplo, os acampamentos localizados mais profundamente no deserto de Wadi Rum não têm acesso à Internet.
Álcool
O álcool pode ser comprado em lojas de bebidas, a maioria delas você encontra em Amman e Aqaba. Respeite a cultura local e não consuma álcool em locais públicos. Muitos hotéis e restaurantes servem álcool, mas não todos. Os adultos têm permissão para trazer um litro de álcool para o país.
Viagem Responsável
Para apoiar as economias locais, encorajamos você a visitar restaurantes locais e, sempre que possível, ficar em hotéis administrados localmente. Não entre em casas ou tendas sem ser convidado. Algumas áreas são restritas apenas a mulheres. Remova todo o lixo ao sair de um local de piquenique.