Geografia
O Egito é um país localizado no canto nordeste da África e sua capital é o Cairo. Faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão no sul e a faixa de Gaza e Israel no leste. O Egito tem litoral no Mar Mediterrâneo, no Rio Nilo e no Mar Vermelho. Sua topografia consiste principalmente de planalto desértico, mas a parte oriental é cortada pelo vale do rio Nilo.
A área total do Egito é de 386.662 milhas quadradas ou cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados, o que o torna o 30º maior país do mundo. O ponto mais alto do Egito é o Monte Catherine, com cerca de 2.629m de altura, localizado na Península do Sinai e o ponto mais baixo é a Depressão de Qattara, cerca de 133m abaixo do nível do mar. O Egito está mergulhado em duas seções: O Alto Egito, no sul, e o Baixo Egito, no norte. Estas seções foram nomeadas de acordo com a forma como o rio Nilo flui do sul para o norte até chegar ao Mar Mediterrâneo.
Como o rio mais longo do mundo, o Nilo corta através de incríveis 6680 km da África enquanto serpenteia em direção ao norte, em direção ao Mar Mediterrâneo. O rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento do antigo Egito. Além do Egito, ele atravessa ou ao longo da fronteira de outros países africanos como Burundi, Tanzânia, Ruanda, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Sudão, Etiópia e Sul do Sudão. Ela tem duas fontes principais: O Lago Victoria, em Uganda, do qual flui o Nilo Branco; e o Lago Tana, nas terras altas da Etiópia, do qual emerge o Nilo Azul. Durante milhares de anos, o rio proporcionou uma fonte de irrigação para transformar a área seca ao redor em exuberantes terras agrícolas. Os antigos egípcios desenvolveram métodos de irrigação para aumentar a quantidade de terra que poderiam usar para cultivos e sustentar uma população próspera. Feijão, algodão, trigo e linho eram culturas importantes e abundantes, que podiam ser facilmente armazenadas e comercializadas.
O delta do rio Nilo também era um local ideal para o cultivo da planta papiro. Os antigos egípcios usavam a planta do papiro de muitas maneiras, tais como fazer tecidos, caixas e cordas, mas de longe seu uso mais importante era na fabricação de papel. Além de utilizar os recursos naturais do rio para si mesmos e comercializá-los com outros.
O Egito é o país mais populoso de todo o Oriente Médio, com cerca de 100 milhões de pessoas (em fevereiro de 2020) 95% dos egípcios vivem ao longo das margens do rio Nilo. Cerca de 90% dos egípcios são muçulmanos e cerca de 10% dos egípcios são coptas, um dos mais antigos ramos da religião cristã. O árabe é a língua oficial. Os profissionais que trabalham no setor de turismo estão acostumados aos visitantes que não falam árabe, e falam inglês e outros idiomas como espanhol, alemão, francês e italiano o suficiente para satisfazer as necessidades da maioria dos viajantes.
Melhor Hora para Visitar
O Egito é um destino durante todo o ano, mas durante o verão (junho a agosto) o clima pode ser muito quente, especialmente na parte sul do país, como Luxor e Assuão. A melhor época para visitar o Egito é durante os meses de setembro a abril. Natal, Ano Novo e Páscoa também são considerados períodos de pico, portanto, certifique-se de reservar ou planejar melhor sua visita com antecedência.
Código de Vestimenta
Em geral, o modesto curativo é altamente recomendado quando se visita o Egito. Dentro das mesquitas as mulheres serão convidadas a cobrir seus cabelos e talvez seus braços e pernas. O melhor é evitar calções e mini-saias.
No inverno: você precisará de um casaco, uma camisola ou roupas quentes. Você também poderá trazer uma capa de chuva ou um guarda-chuva se for visitar a costa mediterrânea.
No verão: traga roupas mais leves ou de verão, óculos de sol, um chapéu de aba larga ou um lenço grande para proteger sua cabeça do calor do sol do pó.
Independentemente da estação do ano, você deve usar um calçado robusto e confortável durante seu passeio e deve evitar usar chinelos de dedo e saltos altos.
Saúde e Segurança
Os viajantes devem certificar-se de que seu plano de seguro de saúde os cobre quando viajarem fora de seu país de origem ou residência. Os viajantes devem levar medicamentos prescritos na embalagem original junto com a receita de seu médico. No Egito, as instalações de emergência e de cuidados intensivos são limitadas. A maioria dos barcos de cruzeiro do Nilo não tem médico de bordo, mas alguns empregam um médico.
Os turistas devem estar alertas para serem sobrecarregados por vários serviços e por serem vítimas de golpes comuns aos destinos turísticos. Os turistas devem esperar encontrar vendedores agressivos nas lojas do Egito em áreas urbanas, assim como em muitos templos e sítios arqueológicos. Alguns oferecerão presentes "gratuitos" aos turistas que, uma vez aceitos, levam a demandas por dinheiro. A maioria dos locais tem uma polícia de turismo especialmente designada que pode ajudar em situações desconfortáveis.
A água da torneira em alguns locais não é potável. É melhor beber água engarrafada ou água que tenha sido fervida e filtrada. Trazer protetor solar e repelente de mosquitos também são essenciais.
A linha direta do serviço de ambulância egípcio é 123.
Moeda
A moeda oficial do Egito é a libra egípcia, ou "Geneh" em árabe, e geralmente abreviada como LE. Os cartões de crédito são amplamente utilizados no Egito em alguns hotéis, lojas, restaurantes e cafés. A maioria das lojas em mercados como Khan El Khalili e o mercado turístico de Luxor aceitam cartões de crédito. Os tipos mais comuns de cartões de crédito usados no Egito são Visa, Master Card e American Express.
Há um grande número de bancos e casas de câmbio que podem trocar dinheiro em espécie, bem como cheques. Além disso, muitas lojas turísticas, restaurantes e bares aceitam dólares ou euros a taxas relativamente próximas às oficiais. Certifique-se de conhecer a taxa de câmbio atual de dólares ou euros para libras egípcias.
Gorjeta
Há uma cultura de gorjeta no Egito onde guias locais, motoristas esperam ser dados ou receber uma gratificação com graça. Se você decidir dar gorjeta, sinta-se livre para dar o que você acha que sua experiência valeu ou considere se lhe foi prestado um grande serviço.
Para guias e motoristas: 10-15 USD por pessoa por dia e para restaurantes: a gorjeta está incluída na conta; acrescente 5-10 por cento.
Fotografia
A fotografia é permitida na maioria dos locais históricos e museus do Egito, mas alguns deles têm custos extras por receberem uma câmera. No Museu Egípcio de Antiguidades e no Vale dos Reis em Luxor, a fotografia é proibida e os visitantes são convidados a deixar suas câmeras na recepção antes de entrar.
É ilegal fotografar delegacias de polícia, quartéis militares e alguns outros edifícios públicos sensíveis.
Acesso à Internet
O Wi-Fi está disponível em muitos hotéis de média e alta categoria em todo o país. Embora às vezes a conexão à Internet possa ser frustrantemente lenta.
A Wi-Fi não está em todo lugar no Egito, mas há uma quantidade substancial de lugares públicos onde você pode encontrá-la.
Há 3 grandes operadoras que fornecem linhas móveis no Egito: Mobinil, Vodafone Egito, Etisalat Egito.
Não é tão fácil como poderia ser obter um cartão SIM no Egito. Você tem que visitar uma filial de uma operadora móvel, mostrar um passaporte e endereço e então eles lhe venderão um número de telefone.
Álcool
Muitos egípcios não bebem álcool de acordo com as tradições islâmicas, mas a cerveja fabricada localmente é servida em restaurantes de alta categoria e voltados para o turismo.
Nas estâncias da região do Mar Vermelho em Hurghada, El Gouna e Sahl Hasheesh, a maioria dos restaurantes orientados a turismo serve bebidas alcoólicas.
Durante o mês santo do Ramadã, é proibido servir e vender bebidas alcoólicas e alguns restaurantes e bares podem ser fechados durante o mês. É proibido beber na rua ou estar bêbado nas ruas.
Clima
No Egito existem três tipos de climas, dependendo dos locais: o clima mediterrâneo na costa norte (9-35°C), o clima desértico nas áreas interiores (6-41°C) e por último o clima da costa do Mar Vermelho que é igualmente desértico, mas um pouco mais ameno (13-38°C).
Eletricidade
No Egito, a voltagem padrão é de 220V e a freqüência é de 50 Hz. Há dois tipos de plugue associados C e F. O plugue tipo C é o plugue que tem dois pinos redondos, também conhecido como plugue "Euro". O plugue tipo F é o plugue que tem dois pinos redondos com dois grampos de terra na lateral.
Horas de Check-in / Check-out dos hotéis e tipos de quartos
O horário geral de check-in no Egito é das 14:00 às 15:00 e o horário de check-out é das 12:00. A solicitação de check in antecipado e/ou check out tardio depende da disponibilidade do hotel e não é garantida. Cobranças adicionais serão feitas de acordo com as regras e políticas do hotel. Quartos duplos, com duas camas e quartos individuais estão disponíveis para a maioria dos hotéis. Para compartilhamento triplo, é um quarto duplo ou duplo com 1 cama de casal ou um sofá-cama extra.
Vôos domésticos
O aeroporto principal é o Aeroporto Internacional do Cairo (código IATA: CAI e código ICAO: HECA) está localizado 22 quilômetros a nordeste da cidade do Cairo e um dos aeroportos mais importantes e mais movimentados da África e do próprio Egito.
Aproximadamente 65 companhias aéreas transitam pelo Aeroporto do Cairo, e a EgyptAir (companhia aérea estatal do Egito) é a principal companhia de conexão. Devido a sua união com a Star Alliance em julho de 2008, o aeroporto é considerado um importante centro de distribuição entre a África, o Oriente Médio e a Europa. Existem 26 aeroportos localizados nas principais cidades do Egito e há cerca de 13 aeroportos internacionais como o Luxor, Hurghada, Sharm el-Sheikh e El Nouzha (Alexandria), para citar alguns.
Trens Dormitórios
Há vários trens de luxo com ar-condicionado dia e noite com vagões dormitórios e restaurantes operando de Alexandria ao Cairo até Luxor e Assuão. Estes trens noturnos podem ser reservados através de seu agente de viagens local ou através do site https://www.wataniasleepingtrains.com/
Cruzeiro do Nilo
Reserve um cruzeiro pelo Nilo e você poderá desvendar mais uma camada do mistério que é o Antigo Egito.
Navegar pelo Nilo ao longo do exuberante Vale do Nilo cercado de dunas e monumentos egípcios antigos como o Templo de Karnak, o Templo de Luxor, Kom Ombo e Abu Simbel é turismo no seu melhor. Acorde à luz suave do sol da manhã, absorva o calor e refresque-se na piscina no convés de um cruzeiro; veja os pescadores lançarem suas redes, os agricultores levarem para seus campos, um vôo de pássaros e os búfalos d'água olhando de volta para você.
Para uma experiência de cruzeiro mais suave mas ainda muito inspiradora no Egito, experimente os curtos cruzeiros de felucca no Nilo, em Aswan, Luxor ou Cairo, ou leve-o para o próximo nível e desfrute de uma noite inesquecível a bordo de um dos luxuosos cruzeiros de jantar disponíveis na capital egípcia.
As categorias dos cruzeiros no Egito são: 5* Luxury, 5* Luxury Superior e 5* Grand Luxury. Os horários dos cruzeiros podem durar de 5 a 15 dias, dependendo da rota do seu cruzeiro.
Viagem Responsável
-Os passeios turísticos são operados e conduzidos por um guia local e/ou motoristas locais.
-Incentivamos os clientes a comprar artefatos artesanais dos produtores locais como papiro, tapetes e lembranças de ouro e prata.
-Guias locais e operadores turísticos não estão autorizados a fumar durante o trabalho.
-Patrocinamos o ecoturismo e fazemos nosso melhor para lidar com hotéis e resorts ecológicos em Dahab, Marsa Alam, Sinai e Bahariya Oasis. Ficar no eco-lodge que são de propriedade, construídos e administrados pela população local é uma boa opção para conhecer pessoas aventureiras e afins.
-Desfrute de pelo menos uma excursão de vida selvagem, seja observando aves no Nilo ou mergulhando no Mar Vermelho. O valor que você dá ao ambiente que está visitando estimula um interesse local por proteção, conservação e educação.
-Utilize o transporte local, como ônibus e trens, para seu passeio turístico. Um balão de ar quente sobre Luxor, uma viagem de barco felucca pelo Nilo ou um passeio de camelo no deserto é uma maneira maravilhosa de ter uma experiência única e de baixo impacto. Tenha em mente que uma viagem mais lenta terá um impacto menor, e é muito mais relaxante.