Geografia
Marrocos está situado no canto noroeste de África, fazendo fronteira com o Oceano Atlântico Norte e o Mar Mediterrâneo. A Argélia e o Saara Ocidental são as fronteiras terrestres a sul e a leste. O Jebel Toubkal é o ponto mais alto de Marrocos, com 4.165 m, e é também o pico mais alto das montanhas do Atlas. O ponto mais baixo do país é Sebkha Taha, com -55 m. A região sudeste do país está coberta pelo deserto do Sara, o terceiro maior deserto do mundo, com mais de 9.400.000 km2. Marrocos estende-se por uma área de 710 850 km2 e tem uma população de mais de 36,9 milhões de habitantes (em junho de 2020).
A capital de Marrocos é Rabat e a maior cidade é Casablanca. Outras cidades portuárias incluem Tânger, no Estreito de Gibraltar, Agadir, no Atlântico, e Al-Hoceïma, no Mar Mediterrâneo. Diz-se que a cidade de Fès tem alguns dos melhores souks, ou mercados ao ar livre, de todo o Norte de África.
A principal religião de Marrocos é o Islão e as suas línguas oficiais são o árabe e o dialeto berbere. O francês é também muito falado pelos habitantes locais.
Melhor altura para visitar
Em Marrocos, as regiões costeiras podem ser visitadas durante todo o ano. Durante o inverno pode ser agradavelmente ameno, enquanto no verão a temperatura ronda os 20°C. As altas montanhas do Atlas também podem ser visitadas, embora possa fazer muito frio durante o inverno. Mas a melhor altura para visitar o país é durante a primavera (de meados de março a maio) ou no outono (de setembro a outubro), quando a paisagem é verde e luxuriante. O clima é quente e agradável e não demasiado frio, como no inverno ou no verão.
Código de vestuário
Tal como em qualquer país muçulmano, a primeira regra de vestuário quando se viaja para Marrocos é ser conservador e modesto em todas as ocasiões. Não se deve expor os ombros e as coxas ou demasiada pele. Isto aplica-se tanto a homens como a mulheres. Evite usar tops reveladores, como t-shirts, tops de alças, tops de corte, calções curtos e saias curtas.
Saúde e segurança
Certifique-se de que as suas vacinas de rotina estão actualizadas quando viajar para Marrocos. Pode consultar um profissional de saúde ou visitar uma clínica de saúde para viajantes, de preferência seis semanas antes da viagem. Além disso, certifique-se de obter um seguro de viagem que inclui uma evacuação médica e estadias hospitalares.
Os serviços e instalações médicas em Marrocos variam consoante a localização. Cidades como Casablanca, Marraquexe e Rabat dispõem de boas instalações privadas. Os cuidados nos estabelecimentos de saúde públicos não estão à altura dos padrões ocidentais.
É preciso estar sempre atento aos pequenos crimes, como carteiristas, burlas e outros furtos que ocorrem sobretudo nas medinas, nas zonas de mercado, nos parques e nas praias.
A água da torneira, na maioria dos locais em Marrocos, não é segura para beber. A água engarrafada está disponível e pode ser comprada na maioria das grandes cidades e vilas, ou pode trazer a sua própria garrafa com filtro.
Informações sobre a moeda
A moeda marroquina é o dirham (Dh). As denominações das notas de banco são Dh 20, Dh 50, Dh 100 e Dh 200. As moedas têm as denominações de Dh1, Dh2, Dh5 e Dh10, e 10, 20 e 50 cêntimos.
O dirham é uma moeda de curso restrito, o que significa que não pode ser levado para fora do país e não está disponível no estrangeiro. O dirham é bastante estável, não registando grandes flutuações nas taxas de câmbio. O euro, o dólar americano e a libra esterlina são as moedas mais fáceis de trocar.
Quando viajar por Marrocos, terá de levar algum dinheiro consigo. Uma mão-cheia de notas de pequeno valor pode ser útil para as transacções do dia a dia, bem como para as gorjetas dos guias, táxis ou restaurantes.
Os principais cartões de crédito são aceites nos principais centros turísticos. Os principais cartões de crédito são aceites nos principais centros turísticos, mas muitas vezes são sujeitos a uma sobretaxa de até 5% por parte das empresas marroquinas.
Gorjetas
A gorjeta é habitual e aceite na vida quotidiana em Marrocos. Constitui uma parte significativa do rendimento global de alguns trabalhadores marroquinos, uma vez que os salários mínimos são muito baixos em comparação com o custo de vida.
Para guias e motoristas de turismo, 100 dirhams por meio dia e 300 dirhams por dia inteiro, se sentir que lhe foi prestado um melhor serviço, pode acrescentar mais algum.
Para o condutor de autocarro (para excursões de grandes grupos), 5 a 10 dirhams por pessoa e por dia.
Para o guia de um passeio de camelo ou a cavalo, 10 a 20 dirhams por pessoa
Para restaurantes e cafés, adicionar 5 a 10 por cento da conta, tal como na maioria dos países.
Para o porteiro do hotel, 10 a 20 dirhams é apropriado.
Para os taxistas, pode arredondar a tarifa e deixar que fiquem com o troco como gorjeta.
Fotografia
Não existe uma etiqueta fotográfica rigorosa em Marrocos, mas é importante mostrar respeito pela religião e pela cultura marroquina. É possível tirar fotografias de paisagens em qualquer parte das cidades, mas certifique-se de que não estão presentes edifícios militares ou pessoal militar. Se quiser tirar uma fotografia de perto de um marroquino, peça sempre autorização antes de tirar a sua máquina fotográfica. Em geral, é preciso ter cuidado ao tirar fotografias, pois alguns marroquinos não gostam de ser fotografados. Os drones são proibidos e serão confiscados pelas autoridades aquando da entrada.
Acesso à Internet
O Wi-Fi está amplamente disponível em restaurantes, cafés, hotéis de gama alta e média e está lentamente a generalizar-se noutras atracções que recebem turistas estrangeiros. Os cibercafés também estão amplamente disponíveis em Marrocos. Nas zonas rurais, o acesso à Internet não é fácil de encontrar.
Para os turistas, é possível comprar um cartão SIM quando se visita Marrocos, bastando apresentar o passaporte ou o BI. Há vários fornecedores à escolha, incluindo a Maroc Telecom, a INWI, a Meditel e a Wana. A Maroc Telecom oferece geralmente a melhor cobertura, mas é também a opção mais cara.
Álcool
O álcool está disponível em alguns locais, como hotéis, bares, restaurantes e estâncias turísticas. Não esquecer que Marrocos é um país muçulmano, pelo que as normas e os costumes locais devem ser respeitados. É estritamente proibido beber em público.
Clima
Marrocos tem um clima mediterrânico ao longo da costa, com temperaturas e condições meteorológicas mais extremas nas montanhas e no deserto. As temperaturas são elevadas no verão, amenas na primavera e no outono e frescas no inverno.
Eletricidade
Marrocos utiliza o que é considerado uma ficha eléctrica do tipo C ou do tipo E. A ficha do tipo C é a ficha que tem dois pinos redondos, também conhecida como ficha “Euro”. A ficha do tipo E é a ficha que tem dois pinos redondos e um orifício para o pino macho de ligação à terra da tomada. Marrocos funciona com uma tensão de alimentação de 220V e 50Hz.
Ramadão e encerramento de locais turísticos
O horário de abertura de alguns restaurantes e cafés durante o Ramadão muda, estando normalmente fechados durante o dia fora das cidades. Os souks, os cafés e as lojas permanecem geralmente abertos durante mais tempo à noite. Os museus, a mesquita Hassan II, os jardins e a madrassa encerram mais cedo durante o período do Ramadão.
Riads em Marrocos
Um Riad é uma casa ou palácio tradicional marroquino com um pátio central restaurado à sua beleza original. A palavra riad vem da palavra árabe para jardim. Ficar num riad no coração de uma medina é uma experiência única em Marrocos. Os seus anfitriões encarnam o melhor da hospitalidade marroquina. Semelhante a um bed and breakfast, mas com interiores mais opulentos, o quarto pode não ter televisão ou telefone e os pequenos-almoços podem ser continentais. Num riad, é possível experimentar a vida doméstica tradicional de Marrocos, passear pela medina caótica, relaxar num pátio ajardinado e sentir o pulsar do país.
Feriados em Marrocos
Os feriados muçulmanos mudam anualmente, uma vez que se baseiam no calendário lunar.
Dia de Ano Novo
Dia do Manifesto da Independência
Milad un Nabi
Dia do Trabalho
Dia do Trono
Eid al-Fitr
Dia de Oued Ed-Dahab
Dia da Revolução Marrocos
Aniversário do Rei Mohammed IV
Eid al-Adha
Fatih Muharram (Ano Novo Islâmico)
Dia da Marcha Verde
Dia da Independência de Marrocos
Viagem responsável
As visitas guiadas são efectuadas e conduzidas por um guia local e/ou por motoristas locais.
Ao comprar lembranças, incentivamos os clientes a comprar artesanato marroquino dos produtores locais, como couro marroquino, tapetes, jóias, bordados em cerâmica e cestaria.
Não apoiamos nem recomendamos o entretenimento com animais; os macacos são normalmente utilizados para este fim e alguns deles não estão a ser bem tratados.
Ao fazer trekking ou caminhadas nas montanhas ou no deserto, não deixe rasto e esteja preparado com kits de segurança e médicos.
Leve o seu lixo ou detritos consigo ou deite-os fora de forma adequada e não aumente ainda mais o problema dos resíduos no país.
Em Marrocos, a água é escassa. Quando estiver no seu alojamento, encorajamo-lo a poupar água, não demorando muito tempo no duche.