Geografia
O Líbano é um pequeno país localizado na Ásia Ocidental, oficialmente conhecido como República Libanesa. A sua capital é Beirute. O país faz fronteira com a Síria a norte e a leste, com Israel a sul e com o Mar Mediterrâneo a oeste. A sua superfície é de 10 452 km2, com uma costa de 225 km no Mar Mediterrâneo, que alberga as cinco famosas cidades de Beirute, Byblos, Sidon, Tripoli e Tiro. O país está dividido em quatro regiões fisiográficas distintas: a planície costeira, a cordilheira do Líbano, o vale do Beqaa e as montanhas do Anti-Líbano.
O Líbano apareceu pela primeira vez na história registada por volta de 3000 a.C., com o povoamento da região pelos cananeus. Estes estabeleceram grandes cidades-estado marítimas, comerciais e religiosas em várias cidades costeiras como Byblos, Tiro, Sidónia e Beirute. Os gregos referiam-se a estes povos semitas como “fenícios”, depois de a palavra grega designar os caros têxteis tingidos de púrpura que os fenícios exportavam.
O Líbano tem uma população estimada em 6,8 milhões de habitantes (em junho de 2020). Etnicamente, os libaneses são constituídos por uma mistura de fenícios, gregos e árabes, com minorias étnicas que incluem a população arménia e curda. O árabe é a língua oficial, o inglês e o francês também são falados e uma pequena parte da população fala arménio ou curdo. O Líbano é um país do Médio Oriente com uma grande diversidade religiosa. Há cerca de 61% de muçulmanos (30,6% sunitas, 30,5% xiitas), cerca de 33% de cristãos de diferentes ramos, cerca de 5% de drusos e um pequeno número de judeus, baha'is, budistas e hindus.
Melhor altura para visitar
Sendo um país árabe com clima mediterrânico, a primavera e o outono são as melhores épocas para visitar o país, onde se podem realizar actividades como caminhadas e passeios. No verão, a temperatura pode ser quente e atingir os 32°C durante o dia, onde se pode relaxar na praia ou praticar actividades aquáticas.
Código de vestuário
O código de vestuário no Líbano é mais descontraído do que noutros países árabes, mas todos os viajantes devem vestir-se com modéstia quando visitam locais religiosos, sendo recomendável cobrir as pernas e os ombros. Se visitar o Líbano nos meses mais frios, prepare-se para levar roupa quente e equipamento para a chuva, como impermeáveis e guarda-chuvas.
Saúde e segurança
O Líbano é um país desenvolvido com instalações sanitárias relativamente boas. À semelhança do que acontece quando se viaja para outros países estrangeiros, recomenda-se a vacinação contra a hepatite A e B. Certifique-se também de que as vacinas contra o tétano, a difteria e o sarampo estão actualizadas. Recomenda-se também a vacina contra a febre tifoide para viajar para o Líbano.
Moeda
A moeda oficial do Líbano é a libra libanesa ou lira (LL). As notas estão disponíveis em denominações de: LL 1.000; LL 5.000; LL 10.000; LL 20.000; LL 50.000; e LL 100.000. Existem também moedas de LL250 e LL500. Os dólares americanos são muito utilizados em todo o país. Os restaurantes, hotéis e lojas costumam apresentar os seus preços em dólares americanos, e muitos estabelecimentos fazem a conversão e fornecem os preços em dólares americanos mediante pedido.
Gorjetas
A gorjeta não é de facto obrigatória. Nos hotéis e restaurantes, espera-se uma gorjeta de 5 a 10% da conta.
Fotografia
No Líbano, a fotografia está limitada aos locais turísticos. Tirar fotografias em locais militares pode resultar na sua detenção.
Acesso à Internet
O acesso Wi-Fi está disponível na maioria dos hotéis, restaurantes ou no aeroporto do Líbano. Há também Internet disponível em alguns cafés da cidade.
Álcool
As bebidas alcoólicas estão amplamente disponíveis nas cidades de maioria cristã do Líbano. As bebidas são servidas sobretudo em ambientes sociais, como jantares, clubes noturnos e restaurantes. Algumas das bebidas libanesas mais conhecidas são o Arak, uma bebida tradicional com sabor a anis, a cerveja fabricada localmente, as cervejas Almaza e os vinhos tintos e brancos. As zonas muçulmanas, como Trípoli e Bekaa, não vendem geralmente bebidas alcoólicas.
Cozinha libanesa
Não se deve deixar de provar a cozinha libanesa quando se visita o país. A cozinha libanesa inclui refeições completas de mezze, que consistem em húmus, azeitonas, beringela, queijo labneh e salada tabule. Carne e peixe, como espetos de carne e grelhados, e pizza libanesa (Manakish). Para alguns doces, pode experimentar baklavas, doces de pistáchio e Kanafeh.
Clima
O clima no Líbano é mediterrânico, com Invernos amenos a frescos e chuvosos e Verões quentes e secos. O outono é uma estação de transição com uma descida gradual da temperatura e pouca chuva; o inverno é uma estação chuvosa e pode haver ocasionalmente neve; a primavera ocorre quando as chuvas de inverno fazem reviver a vegetação e o verão pode ser muito quente, sobretudo na zona costeira.
Eletricidade
A corrente eléctrica é de 110/220 volts, 50 ciclos. É habitualmente utilizada uma ficha de dois pinos, com pinos redondos (tipo C, semelhante à de muitos países europeus), mas também são utilizados outros tipos de fichas, pelo que é melhor informar-se antes de partir.
Feriados
O Líbano tem um calendário completo de feriados oficiais. A maior parte dos bancos, escolas e serviços públicos estão encerrados, mas é possível encontrar lojas e restaurantes abertos. Feriados com datas fixas:
Dia de Ano Novo - 1 de janeiro
Natal (arménio-ortodoxo) - 6 de janeiro
Dia de São Maruno - 9 de fevereiro
Comemoração do assassinato do primeiro-ministro Rafic Hariri - 14 de fevereiro
Dia do Trabalhador - 1 de maio
Dia dos Mártires - 6 de maio
Dia da Anunciação / Dia da Resistência e da Libertação - 25 de maio
Assunção de Maria - 15 de agosto
Dia da Independência - 22 de novembro
Natal - 25 de dezembro
Feriados religiosos com datas móveis:
Sexta-feira Santa católica
Sexta-Feira Santa ortodoxa
Páscoa católica
Páscoa ortodoxa
Ras As-Sana - Hegire (Ano Novo muçulmano)
Eid Al-Fitr (dois dias)
Eid Al-Adha (dois dias)
Al-Ashoura: em memória da morte de Hussein (o neto do profeta).
Mawlid An-Nabi (Aniversário do Profeta Muhammad)
Viagens responsáveis
-Os passeios turísticos são efectuados e conduzidos por um guia local e/ou condutores locais.
- Participe numa atividade de experiência local, como caminhadas, trekking, apanha de fruta e legumes e preparação de pratos locais. O facto de ficar alojado numa casa de hóspedes ou num alojamento local também pode apoiar a comunidade local.
- Quando for às praias, certifique-se de que deita o lixo fora de forma adequada. Se fizer actividades de mergulho, evite tocar nos recifes de coral.
- Comprar artefactos feitos à mão aos produtores locais, como vidro soprado, cerâmica e olaria, trabalhos em madeira e cestaria, jóias, sabonetes perfumados e bordados.
Segurança
Oferecemos visitas guiadas apenas a áreas consideradas seguras. A situação é monitorizada e pode mudar de tempos a tempos. Familiarize-se com os conselhos de viagem do seu país antes de tomar a decisão de viajar para a Síria; ainda assim, a maioria dos governos ocidentais desaconselha todas as viagens à Síria.
Dinheiro
A moeda oficial é a Libra Siriana (SYP), que está dividida em 100 piastras. Os viajantes podem trocar dinheiro nas casas de câmbio oficiais, hotéis e em diferentes lojas; GBP e USD são as melhores moedas estrangeiras para visitar. As sanções internacionais bloquearam as caixas automáticas e os cartões de crédito, pelo que os viajantes terão de trazer dinheiro suficiente para a duração da sua estadia.
Passaporte e visto
Os visitantes devem saber que se o seu passaporte (ou bilhete de avião) contiver um carimbo israelita, ou qualquer prova de uma visita prevista a Israel, a entrada na Síria será recusada. Não são necessários vistos para qualquer viajante cujo passaporte declare que nasceu em Israel: Argélia, Bahrain, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Sudão, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, ou Iémen. Todos os viajantes devem possuir bilhetes de regresso ou de regresso, todos os documentos necessários para o próximo destino e fundos suficientes para cobrir a sua estadia. É altamente recomendável que os passaportes dos viajantes tenham uma validade mínima de seis meses após a data prevista de partida do seu destino de viagem. Os funcionários da imigração aplicam frequentemente regras diferentes das declaradas pelos agentes de viagens e fontes oficiais.
Clima
O clima da Síria é largamente afectado pelo deserto, com Verões quentes e soalheiros (Junho a Agosto) e Invernos frios (Dezembro a Fevereiro). Os Invernos são mais amenos ao longo da costa, mas húmidos, e a humidade é mais elevada no Verão. A queda de neve é comum no Inverno, nas montanhas. As temperaturas no Verão podem atingir mais de 35°C durante o dia, mas as noites são geralmente frias. A Primavera e o Outono são as melhores alturas para viajar, com temperaturas mais amenas a uma média de 72°F (22°C) durante o dia.
Idioma
O árabe é a língua oficial, e a mais falada. O inglês é amplamente compreendido por muitos sírios instruídos nas principais cidades.
Tipping
Os visitantes normalmente dão gorjetas aos empregados de mesa, empregados de bar, pessoal do hotel e taxistas em Damasco. Os empregados de mesa recebem geralmente uma gorjeta entre 10 e 20%, dependendo da qualidade do serviço. Os taxistas esperam uma gorjeta entre 10 e 20%; o pessoal do hotel recebe normalmente entre 2 e 5 USD.
Saúde
Os viajantes encontrarão cuidados médicos adequados em Damasco e em algumas zonas costeiras, embora não necessariamente em regiões remotas. Qualquer pessoa que visite a Síria deverá obter um seguro de viagem, uma vez que doenças graves e emergências podem exigir a evacuação para um país vizinho ou para uma instalação médica ocidental.
Electricidade
A corrente eléctrica é de 220 volts, 50Hz. O país utiliza fichas de fixação redondas de dois pinos.
Costumes locais
A Síria é predominantemente um país muçulmano e os visitantes devem respeitar a sensibilidade religiosa, especialmente quando se trata de vestuário e conduta pública. As mulheres, em particular, devem usar roupas soltas que cubram a maior parte do corpo, embora os lenços de cabeça sejam desnecessários, a menos que entrem nas mesquitas. Comer, beber e fumar em público durante o mês sagrado do Ramadão deve ser evitado, uma vez que é proibido pela cultura muçulmana. A homossexualidade é ilegal; a pena de morte é aplicada para o tráfico de droga.
Livre de impostos
Os viajantes estão autorizados a importar 200 cigarros ou 25 charutos ou 250g de tabaco, 1 litro de bebidas espirituosas, perfume para uso pessoal, e presentes no valor de SYP 250 sem pagar direitos alfandegários. As armas de fogo são proibidas. Não há limite para a quantidade de tabaco ou bebidas espirituosas para exportação.
Comunicações
O código de marcação internacional para a Síria é +963. Há uma boa cobertura telefónica móvel em Damasco; o acesso à Internet é limitado, mas está disponível na capital.